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sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMUNICADO Nº 746, DE 15 DE ABRIL DE 2014. - Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil”

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Especial DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil” em parceria com APAE DE SÃO PAULO, conforme segue:

JUSTIFICATIVA:
Considerando a matrícula de crianças com deficiência nas unidades educacionais da rede municipal de ensino, entende-se ser de fundamental importância proporcionar formação que apresente as características inerentes às fasesdo desenvolvimento infantil e que indique alternativas de intervenções eficazes. Estimular ou intervir é importante para qualquer criança, com ou sem atraso no seu desenvolvimento, pois o atraso pode estar relacionado à carência de estimulação e oportunidades adequadas para a idade e as situações de privação social e sensorial influência no desenvolvimento da criança. (PAINERAS, 2005).
OBJETIVOS:
- Conhecer possibilidades de estimulação essencial na educação infantil;
- Aprofundar conhecimentos para minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial.
CONTEÚDO:
- Estimulação de linguagem;
- Estimulação sensorial;
- Atividade básica de vida diária;
- A importância do brincar;
- Construção de jogos e brinquedos. METODOLOGIA:
Aula expositiva; Textos reflexivos; Rodas de conversa; Dinâmicas; Oficinas de jogos e brinquedos; Filmes.
PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil que atue nos CEIs diretos da Rede Municipal de Ensino e que tenham matrículas de crianças com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento em suas Unidades Educacionais e Professor de Educação Infantil que atue no CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão.
CRONOGRAMA:
Datas: 17/05/2014 e 24/05/2014
HORÁRIO:
9h00 às 16h00
CARGA HORÁRIA:
12 horas – sendo dois encontros de 6 horas.
LOCAL:
APAE DE SÃO PAULO – Rua Loefgreen, 2019- Vila Clementino/
São Paulo.
VAGAS:
100 vagas - turma única
RECURSOS MATERIAIS:
Será disponibilizado pela APAE de São Paulo
INSCRIÇÃO:
As inscrições serão feitas diretamente no portal da SME – Secretaria Municipal de Educação. Os interessados deverão se inscrever no período de 28/04/2014 a 30/04/2014.
As inscrições para vagas remanescentes ocorrerão nos dias 06/05/2014 e 07/05/2014.
OBSERVAÇÕES:
Os interessados devem estar previamente cadastrados com login e senha ativos.
Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente.
Os servidores que se inscreveram para o curso realizado em 2013 terão suas inscrições canceladas automaticamente.
A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 12/05/2014 no portal.
REGENTES:
Renata Nogueira Capeto RG. 28.507.407-6
Maria Emília Gomes Almeida RG. 20.092.618-4
Viviane Araújo Périco RG. 27.905.677-1
Priscila de Castro Garcia RG. 34.617.028-X
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas.
CERTIFICADOS:
Farão jus ao certificado os participantes os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório.
ÁREA PROMOTORA:
DOT Educação Especial/APAE de São Paulo.
Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

ho� d �A� � 04 encontros semanais com duração de 4 horas cada.

INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão se inscrever, de 28/04/2014 a 07/05/2014, através de formulário on-line que deve ser acessado através do endereço eletrônico a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Q0CL1gwYpil88Io3pmIhpAh5CIXiQjcE42Uz5EruBoA/viewform
A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 diasúteis.
CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (oitenta e cinco por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO:
Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.
ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
BIBLIOGRAFIA:
Gênero e Educação. Educar para a Igualdade. Caderno do educador e da educadora. PMSP: Coordenadoria da Mulher/S.M.E., 2003. disponibilizado em pdf ou na Biblioteca da escola.
VIANNA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 4ª edição, p. 93-106 AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: Relações de gênero na escola. São Paulo, Contexto, 2006. TELLES, Edna de Oliveira. Gênero e tempos escolares: interações entre as crianças e os/as adultos/as da escola.In: O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre os usos dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, FEUSP, 2005, p. 104 – 139. ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide e SILVA, Paulo Vinícius. Combate ao Sexismo em livros didáticos. Construção da agenda e sua crítica. Cadernos de Pesquisa. V.39, nº 137, maio/agosto de 2009. P. 489-519.TELLES, Edna de Oliveira. Significados de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis: uma proposta de intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Educar para a Igualdade: Gênero e Diversidade na Educação.DOT/S.M.E./ SMPM, novembro de 2014. Apostila disponibilizada em pdf. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 57-87.

Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

COMUNICADO Nº 747, DE 15 DE ABRIL DE 2014. - Curso Optativo: “Relações de Gênero e Educação”.

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o coordenadorda Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnicoracial, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Relações de Gênero e Educação”.

JUSTIFICATIVA:
A educação para a igualdade ou educação não sexista é uma dimensão em incorporação nas novas abordagens de ensino aprendizagem, encarada como necessária à qualidade da educação e ao exercício pleno da cidadania. A cidade de São Paulo tem uma das principais redes de ensino público da América Latina e não pode passar ao largo das iniciativas educacionais de introdução da consciência de gênero nocontexto escolar. A formação de professoras(es) abre perspectivas para a proposição de estratégias para conter eeliminar o sexismo no sistema educacional, seja modificando a linguagem, o currículo, os livros didáticos, desenvolvendo novos recursos pedagógicos e novas práticas educativas. A formação inicial contribuirá para impulsionar a compreensão das relações entre masculino e feminino em diversos aspectos: na disponibilidade ou não de recursos pedagógicos com o recorte de gênero, se o desenvolvimento curricular contempla ou permite observar as transformações e permanências nas relações de gênero no cotidiano escolar, se a formação continuada de professoras(es) estimula as práticas educativas com consciência de gênero. Enfim, procurar-se-á estimular uma educação sensível ao gênero e esclarecer, sobretudo, que não se trata principalmente de uma introdução adicional de conteúdos e ações aos tradicionalmente tratados, mas deuma abordagem transversal aos elementos fundamentais do processo educacional no contexto escolar.
OBJETIVOS:
- Prover conhecimento sobre as relações de gênero e suas implicações na atividade educativa, especialmente no espaço escolar;
- Compreender a escola como uma das agências fundamentais de conformação das identidades masculina e feminina, portanto, espaço de construção sociocultural da identidade degênero;
- Propiciar às professoras (es) verem-se como sujeitos de formação de práticas educativas numa perspectiva não sexista, como atividade consciente para a melhoria da qualidade da educação e da cidadania;
- Contribuir para superar as desigualdades e hierarquias de gênero no cotidiano escolar;
- Identificar as implicações pedagógicas do reconhecimento das desigualdades de gênero na linguagem, no desenvolvimento do currículo, no material didático, incluindo livros didáticos e nas práticas educativas em geral no ambiente escolar.
CONTEÚDOS:
1. As Relações sociais de gênero;
- Breve Histórico da luta das mulheres e a perspectiva da igualdade de gênero;
- O conceito de relações sociais de gênero;
- As dimensões de gênero na sociedade e na educação.
2. Gênero e educação escolar, práticas e currículo.
- Gênero como uma discussão possível e necessária na perspectiva de uma Educação Inclusiva (a discussão de conceitos e relações entre eles);
- Identificando situações de discriminação e reprodução de estereótipos de gênero nas práticas escolares ou “o que não fazer na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”;
- Currículo e gênero: que história é essa?;
- Sociedade Contemporânea, Gênero e Educação: a escola como possibilidade de construção de ações transformadoras na busca por uma sociedade não sexista e não discriminatória.
3. Gênero, recursos pedagógicos e trajetória escolar – O sexismo no livro didático.
- Gênero nas brincadeiras e brinquedos: potencial de novas abordagens; leitura crítica de mídia: cinema, teatro e redessociais. Experiências na escola e boas práticas;
- Gênero e trajetória escolar de meninas e meninos.
4. Sexualidade e diversidades sexual.
- Definições acerca do que é sexualidade;
- Orientação sexualidade;
- Sexualidade, preconceitos e discriminações.
METODOLOGIA:
Exposição dialogada, trabalhos em grupo com leitura de textos e roteiro de questões e apresentação de experiências em escolas da rede.
PÚBLICO ALVO:
Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino  Fundamental II e Médio.
VAGAS:
50 vagas. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.
LOCAL:
Secretaria Municipal de Educação – CONAE – Diretoria de Orientação Técnica – Auditório – Rua Doutor Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino – São Paulo - SP
DATAS:
10/05/2014, 17/05/2014, 24/05/2014, 31/05/2014
HORÁRIO:
09h00 às 13h00
REGÊNCIA:
Maria Lucia da Silveira RF: 309.073-6
Adriana Aparecida de Souza RF: 746.342-1
Edna de Oliveira Telles RF: 676.710-9
Anna Paula Vencato RF: 811.221-5
CARGA HORÁRIA:
O curso contará com carga horária de 16 horas, divididas 04 encontros semanais com duração de 4 horas cada.
INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão se inscrever, de 28/04/2014 a 07/05/2014, através de formulário on-line que deve ser acessado através do endereço eletrônico a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Q0CL1gwYpil88Io3pmIhpAh5CIXiQjcE42Uz5EruBoA/viewform
A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 diasúteis.
CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (oitenta e cinco por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO:
Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.
ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
BIBLIOGRAFIA:
Gênero e Educação. Educar para a Igualdade. Caderno do educador e da educadora. PMSP: Coordenadoria da Mulher/S.M.E., 2003. disponibilizado em pdf ou na Biblioteca da escola.
VIANNA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 4ª edição, p. 93-106 AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: Relações de gênero na escola. São Paulo, Contexto, 2006. TELLES, Edna de Oliveira. Gênero e tempos escolares: interações entre as crianças e os/as adultos/as da escola.In: O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre os usos dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, FEUSP, 2005, p. 104 – 139. ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide e SILVA, Paulo Vinícius. Combate ao Sexismo em livros didáticos. Construção da agenda e sua crítica. Cadernos de Pesquisa. V.39, nº 137, maio/agosto de 2009. P. 489-519.TELLES, Edna de Oliveira. Significados de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis: uma proposta de intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Educar para a Igualdade: Gênero e Diversidade na Educação.DOT/S.M.E./ SMPM, novembro de 2014. Apostila disponibilizada em pdf. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 57-87.

Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

sábado, 5 de abril de 2014

COMUNICADO Nº 659, DE 03 DE ABRIL DE 2014 - abertura de inscrições para o “Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla”,

COMUNICADO Nº 659, DE 03 DE ABRIL DE 2014
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica,
DIVULGA abertura de inscrições para o “Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla”, em nível de pós graduação e dá outras providencias.
CONSIDERANDO
- O Decreto Federal nº 6.949, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência eseu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectivada Educação Inclusiva;
- O Decreto Municipal nº 45.415/04, que estabelece diretrizes para a Política de Atendimento a Crianças, Adolescente, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais noSistema Municipal de Ensino;
- O Decreto Municipal nº 51.778/10, que institui a Políticade Atendimento de Educação Especial, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação;
- O Decreto Municipal nº 52.785/11, que cria as Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos – EMEBS, na Rede Municipal de Ensino;
- O Decreto Municipal nº 54.452/13, que institui na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Mais Educação São Paulo;
- A necessidade de formar recursos humanos para atuarem nos serviços de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino;
- A necessidade de proporcionar formação na área da deficiência múltipla aos docentes que atuam nas EMEBS.
COMUNICA
A realização do curso de especialização, Lato Sensu, denominado “Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, a ser ministrado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a interveniência da Associação Mackenzie de Educação Pesquisa e Cultura - AMEPEC, na seguinte conformidade:
OBJETIVO DO CURSO:
Oferecer aos educadores referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para o pleno atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo assim a sua inclusão educacional e social.
PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, da Carreira do Magistério, que possuam curso de graduação na área da educação e que não possuam curso de pós graduação na área das deficiências, que se comprometam em atuar nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SAAI ou nos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, das Diretorias Regionais de Educação;
Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, da Carreira do Magistério, que atuam como Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI, nos CEFAI, das Diretorias  Regionais de Educação; Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, da Carreira do Magistério, que atuam como docentes nas Escolas Municipaisde Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS, sendo 01 (um) por escola.
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Professor de Educação Infantil: para atuar nos CEFAI, submetidos à jornada de 40 horas semanais;
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio: para atuar nos CEFAI, submetidos à jornada de 40 horas semanais ou nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI, conforme a jornada de trabalho do professor; Professor que atua nas EMEBS: nas EMEBS, se comprometendo a apoiar a equipe gestora e docente na organização do atendimento aos alunos com deficiência múltipla.
CARGA HORÁRIA:
Carga horária total: 450 horas.
PERÍODO:
Início: abril de 2014 a setembro de 2015.
HORÁRIO:
Sábados: das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30.
LOCAL:
Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua da Consolação, 930. Bairro: Consolação. São Paulo-SP - CEP: 01302-907 - Prédio 25. Tel. (11) 2114.8853 e 2114.8345
Continua...

Publicado no DOC de  04/04/2014 pagina  39

COMUNICADO Nº 660, DE 03 DE ABRIL DE 2013. - Seminário “Perfil do Educando e Educanda da EJA na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: desafios e perspectivas”

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) e a Diretora da Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos (DOTEJA) COMUNICA a realização do Seminário “Perfil do Educando e Educanda da EJA na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: desafios e perspectivas”.
I - JUSTIFICATIVA: O Seminário “Perfil do Educando e Educanda da EJA na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: desafios e perspectivas” faz parte de um conjunto de ações de revitalização e reorganização da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo, em consonância com a Meta 7 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo e a implantação do Programa Mais Educação SP da SME. Faz-se necessário conhecer e considerar os educandos e educandas que frequentam a EJA para garantia de uma proposta politico-pedagógica que dialogue com as necessidades culturais, sociais e educacionais destes jovens e adultos, na perspectiva da Educação ao longo da vida.
II - OBJETIVOS: - Desvelar e discutir o Perfil do Educando e Educanda da EJA da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, presentes nas cinco formas de atendimento.
- Reconhecer o Educando e Educanda da EJA da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, como sujeitos e foco de ações para implantação de propostas no Projeto Político-Pedagógico e projetos formulados nas Unidades Educacionais.
- Apresentar o instrumento de pesquisa do Perfil do Educando e Educanda da EJA – 2014 na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
III - PÚBLICO ALVO: Educando(a) da EJA; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, que atuam na EJA; Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Assistente de Diretor de Escola e Supervisor Escolar, que atuam na EJA; Diretor da DOT-P das DREs; Assistente Técnico de Educação I, da DOT-P das DREs; Assistente Técnico I, Diretor de Divisão e Coordenador de Núcleo da SME, Coordenador e Monitor das Entidades do MOVA/SP.
IV – LOCAL: Auditório Celso Furtado – Palácio das Convenções do Anhembi – Endereço: Av. Olavo Fontoura 1209 – São Paulo
V – DATA: 08 de abril de 2014
VI – HORÁRIO: das 17h às 21h
VII – CARGA HORÁRIA: 4 horas
VIII – PROGRAMAÇÃO: - Apresentação Cultural: Ilu Obá De Min; - Vídeo: Perfil do Educando e Educanda da EJA - Palestras:
Prof.ª Dr.ª Maria Clara Di Pierro (FEUSP) e Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo (FEUSP); - Apresentação de Instrumento de Pesquisa Perfil do(a) Educando(a) - 2014: Diretora Lívia Maria Antongiovanni (SME DOT EJA).
IX - Os interessados em participar do Seminário “Perfil do Educando e Educanda da EJA na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: desafios e perspectivas” deverão se organizar junto às respectivas Diretorias Regionais de Educação, na seguinte conformidade de representação: das DREs – 04 participantes; das Unidades Educacionais – 05 participantes (envolvendo Equipe Gestora, Educadores(as) e Educandos(as); das Entidades de MOVA – 04 participantes (envolvendo Presidente/Coordenador, Educadores(as) e Educandos(as); que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
X – CERTIFICAÇÃO: Os participantes farão jus a certificado de participação a ser distribuído no próprio evento.
XI - ÁREA PROMOTORA: SME / DOT / EJA
Publicado no DOC de  04/04/2014 pagina 39