JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Este trabalho será desenvolvido durante o ano letivo, tendo como foco principal “as frutas”, o que não impedirá de abordarmos outros tipos de alimentos de acordo com a curiosidade e os questionamentos dos alunos que surgirem.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe que a integração de ações em três pontos fundamentais:
OBJETIVO GERAL:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
Refletir sobre as sua ações diárias em relação à saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Valorizar o momento reservado à alimentação.
ESTRATÉGICAS
Apresentação de desenhos de diferentes frutas às crianças e pedir que cada criança escolha uma.
Nomear constantemente as frutas apresentadas aos alunos
Relacionar o nome dos alunos, com a fruta escolhida por eles através de painel afixado na sala.
Conversa e registro (desenhos) sobre as frutas escolhidas por eles
Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
Informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas
Identificação de frutas, através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa
Trazer para a sala de aula algumas frutas, e conversar sobre as preferências através da degustação;
Trabalhar com recorte de frutas
Visitar uma feira;
Preparação e degustação de receitas que utilizem frutas
Organização de um livro onde além da produção da criança, terá o registro sobre o valor nutritivo da fruta trabalhada.
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a apresentação do livro contendo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das frutas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
Analisar se as crianças compreenderam o que é uma alimentação saudável; observar se estão experimentando novas frutas e aumentando seu consumo.
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