Introdução
O objetivo principal deste trabalho é de conscientizar de forma lúdica os alunos da educação infantil sobre a importância de se prevenir contra o uso de drogas e além de conscientizar esclarecer Comunidade Escolar, através dos conhecimentos das conseqüências do uso de drogas para a saúde e para o convívio social.
Na justificativa, o esclarecimento do porque do projeto acontecerá através das informações e de como conscientizar as crianças desde a educação infantil, quanto a importância da prevenção do uso de drogas.
A metodologia terá os instrumentos utilizados para a concretização dos objetivos.
Justificativa
Definimos como Drogas são substâncias que de forma boa ou má atuam no organismo dos indivíduos. Algumas dessas substâncias provocam alterações no comportamento e acabam por deixar a saúde debilitada levam até a morte.
Definimos como Drogas são substâncias que de forma boa ou má atuam no organismo dos indivíduos. Algumas dessas substâncias provocam alterações no comportamento e acabam por deixar a saúde debilitada levam até a morte.
Desta maneira a natureza do ser humano vem sendo agredida constantemente nos últimos anos, principalmente a de nossos jovens.
Este aumento do consumo de drogas nos leva à vários questionamentos como, o que fazer para amenizar este problema e como a escola poderá ajudar a comunidade escolar em que está inserida.
Se nada for feito para combater estes problemas, a próxima geração herdará uma sociedade hostil sem perspectivas a mercê de pessoas que visam lucros não se importando a que custa este lucro será conseguido.
Portanto, é importante elaborar um projeto que conscientize desde a infância do mal que o uso de drogas faz a saúde e a convivência das pessoas, promovendo ações que possam prevenir o uso das drogas.
Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, várias capacidades devem ser desenvolvidas com as crianças, cuja uma delas é a utilização de múltiplas linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustando-as a diferentes intenções e situações.
Podemos utilizar dessas linguagens para desenvolver junto às crianças atividades que de alguma forma mostrem porque não devemos usar as diferentes drogas deixando claro aos mesmos as conseqüências que trazem aos seus usuários.
Objeto de estudo
As conseqüências do uso de drogas.
Objetivos
Objetivos
- Conscientizar a comunidade escolar da necessidade da prevenção do uso de drogas.
- Estimular os participantes do processo, tornando-os multiplicadores do assunto.
Metodologia
- Confecção de informativos sobre o assunto
- Esclarecimentos sobre o assunto nas reuniões do Conselho de Escola que acontece mensalmente.
- Roda da conversa abordando o tema com as crianças, por exemplo; O cigarro faz mal... A bebida também... e depois poderão fazer o desenho sobre o tema
- Apresentação de fotos de pessoas antes e depois de uso de drogas. Tanto para os adultos como para as crianças.
- Confecção de cartazes sobre o assunto, colocado em lugares estratégicos pra que toda a comunidade tenha acesso. Estes lugares poderão ser outros locais que a comunidade costuma freqüentar.
- Palestras realizadas pelos profissionais de saúde da UBS da comunidade
- Informativos sobre o assunto, colocados nas agendas das crianças.
- Utilização de filmes ou documentários sobre o assunto nas reuniões. (poderemos utilizar dos filmes apresentados no curso por ser de curta duração)
Apresentação e análise de dados
Este trabalho poderá ser realizado com a comunidade do CEI (centro de educação infantil).
Primeiramente, conscientizamos os participantes através de informativos, explicando as características das diferentes drogas,as consequências que podem causar a saúde. Abordar também a influencia das drogas nas relações humanas.
Após a introdução informativa, demonstraremos o processo de utilização de diferentes materiais o qual poderá ser feito através de filmes ou documentários, como recursos na pratica educativa e no dia a dia da comunidade.
Através de bilhetes colocados nas agendas das crianças e cartazes, será divulgado à comunidade detalhes de cada droga e a importância de estarmos atentos as suas manifestações quando do seu uso para que possamos além de prevenir ajudar os usuários de drogas informando os lugares específicos para atende-los.
O material de pesquisa para a confecção dos bilhetes informativos poderá ser o material impresso pelo curso.
Avaliação
As intenções propostas no projeto serão atingidas positivamente quando houver o envolvimento da comunidade escolar nas ações propostas no projeto, transformando-os em multiplicadores do assunto ajudando desta forma a prática de prevenção ao uso de drogas e ao apoio aos que de alguma forma estão envolvidos com drogas.
Conclusão
Baseado no exposto, podemos concluir com este projeto que será possível trabalhar desde a Educação Infantil demonstrando aos mesmos o mal que as drogas fazem a saúde e ao modo de viver das pessoas.
A criança reproduz os comportamentos vivenciados em diferentes espaços sociais. Se houver bons exemplos de comportamento quanto à prevenção ao uso de drogas, estas crianças irão internalizar este comportamento e o reproduzirão, dando possibilidade que a geração vindoura usufrua, de uma sociedade que consiga estabelecer o que realmente devem fazer uso em suas vidas.
Referências Bibliográficas
Referências Bibliográficas
- FERRARINI, Edson; Tóxico e Alcoolismo
- Curso de PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS para educadores de Escolas Públicas
- RCEI (Referencial curricular nacional para a Educação Infantil)
Projeto apresentado no Curso de Extensão Universtária Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. (Universidade de Brasília- UnB)