Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMUNICADO Nº 746, DE 15 DE ABRIL DE 2014. - Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil”

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Especial DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil” em parceria com APAE DE SÃO PAULO, conforme segue:

JUSTIFICATIVA:
Considerando a matrícula de crianças com deficiência nas unidades educacionais da rede municipal de ensino, entende-se ser de fundamental importância proporcionar formação que apresente as características inerentes às fasesdo desenvolvimento infantil e que indique alternativas de intervenções eficazes. Estimular ou intervir é importante para qualquer criança, com ou sem atraso no seu desenvolvimento, pois o atraso pode estar relacionado à carência de estimulação e oportunidades adequadas para a idade e as situações de privação social e sensorial influência no desenvolvimento da criança. (PAINERAS, 2005).
OBJETIVOS:
- Conhecer possibilidades de estimulação essencial na educação infantil;
- Aprofundar conhecimentos para minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial.
CONTEÚDO:
- Estimulação de linguagem;
- Estimulação sensorial;
- Atividade básica de vida diária;
- A importância do brincar;
- Construção de jogos e brinquedos. METODOLOGIA:
Aula expositiva; Textos reflexivos; Rodas de conversa; Dinâmicas; Oficinas de jogos e brinquedos; Filmes.
PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil que atue nos CEIs diretos da Rede Municipal de Ensino e que tenham matrículas de crianças com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento em suas Unidades Educacionais e Professor de Educação Infantil que atue no CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão.
CRONOGRAMA:
Datas: 17/05/2014 e 24/05/2014
HORÁRIO:
9h00 às 16h00
CARGA HORÁRIA:
12 horas – sendo dois encontros de 6 horas.
LOCAL:
APAE DE SÃO PAULO – Rua Loefgreen, 2019- Vila Clementino/
São Paulo.
VAGAS:
100 vagas - turma única
RECURSOS MATERIAIS:
Será disponibilizado pela APAE de São Paulo
INSCRIÇÃO:
As inscrições serão feitas diretamente no portal da SME – Secretaria Municipal de Educação. Os interessados deverão se inscrever no período de 28/04/2014 a 30/04/2014.
As inscrições para vagas remanescentes ocorrerão nos dias 06/05/2014 e 07/05/2014.
OBSERVAÇÕES:
Os interessados devem estar previamente cadastrados com login e senha ativos.
Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente.
Os servidores que se inscreveram para o curso realizado em 2013 terão suas inscrições canceladas automaticamente.
A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 12/05/2014 no portal.
REGENTES:
Renata Nogueira Capeto RG. 28.507.407-6
Maria Emília Gomes Almeida RG. 20.092.618-4
Viviane Araújo Périco RG. 27.905.677-1
Priscila de Castro Garcia RG. 34.617.028-X
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas.
CERTIFICADOS:
Farão jus ao certificado os participantes os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório.
ÁREA PROMOTORA:
DOT Educação Especial/APAE de São Paulo.
Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

ho� d �A� � 04 encontros semanais com duração de 4 horas cada.

INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão se inscrever, de 28/04/2014 a 07/05/2014, através de formulário on-line que deve ser acessado através do endereço eletrônico a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Q0CL1gwYpil88Io3pmIhpAh5CIXiQjcE42Uz5EruBoA/viewform
A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 diasúteis.
CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (oitenta e cinco por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO:
Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.
ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
BIBLIOGRAFIA:
Gênero e Educação. Educar para a Igualdade. Caderno do educador e da educadora. PMSP: Coordenadoria da Mulher/S.M.E., 2003. disponibilizado em pdf ou na Biblioteca da escola.
VIANNA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 4ª edição, p. 93-106 AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: Relações de gênero na escola. São Paulo, Contexto, 2006. TELLES, Edna de Oliveira. Gênero e tempos escolares: interações entre as crianças e os/as adultos/as da escola.In: O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre os usos dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, FEUSP, 2005, p. 104 – 139. ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide e SILVA, Paulo Vinícius. Combate ao Sexismo em livros didáticos. Construção da agenda e sua crítica. Cadernos de Pesquisa. V.39, nº 137, maio/agosto de 2009. P. 489-519.TELLES, Edna de Oliveira. Significados de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis: uma proposta de intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Educar para a Igualdade: Gênero e Diversidade na Educação.DOT/S.M.E./ SMPM, novembro de 2014. Apostila disponibilizada em pdf. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 57-87.

Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário