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sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMUNICADO Nº 747, DE 15 DE ABRIL DE 2014. - Curso Optativo: “Relações de Gênero e Educação”.

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o coordenadorda Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnicoracial, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Relações de Gênero e Educação”.

JUSTIFICATIVA:
A educação para a igualdade ou educação não sexista é uma dimensão em incorporação nas novas abordagens de ensino aprendizagem, encarada como necessária à qualidade da educação e ao exercício pleno da cidadania. A cidade de São Paulo tem uma das principais redes de ensino público da América Latina e não pode passar ao largo das iniciativas educacionais de introdução da consciência de gênero nocontexto escolar. A formação de professoras(es) abre perspectivas para a proposição de estratégias para conter eeliminar o sexismo no sistema educacional, seja modificando a linguagem, o currículo, os livros didáticos, desenvolvendo novos recursos pedagógicos e novas práticas educativas. A formação inicial contribuirá para impulsionar a compreensão das relações entre masculino e feminino em diversos aspectos: na disponibilidade ou não de recursos pedagógicos com o recorte de gênero, se o desenvolvimento curricular contempla ou permite observar as transformações e permanências nas relações de gênero no cotidiano escolar, se a formação continuada de professoras(es) estimula as práticas educativas com consciência de gênero. Enfim, procurar-se-á estimular uma educação sensível ao gênero e esclarecer, sobretudo, que não se trata principalmente de uma introdução adicional de conteúdos e ações aos tradicionalmente tratados, mas deuma abordagem transversal aos elementos fundamentais do processo educacional no contexto escolar.
OBJETIVOS:
- Prover conhecimento sobre as relações de gênero e suas implicações na atividade educativa, especialmente no espaço escolar;
- Compreender a escola como uma das agências fundamentais de conformação das identidades masculina e feminina, portanto, espaço de construção sociocultural da identidade degênero;
- Propiciar às professoras (es) verem-se como sujeitos de formação de práticas educativas numa perspectiva não sexista, como atividade consciente para a melhoria da qualidade da educação e da cidadania;
- Contribuir para superar as desigualdades e hierarquias de gênero no cotidiano escolar;
- Identificar as implicações pedagógicas do reconhecimento das desigualdades de gênero na linguagem, no desenvolvimento do currículo, no material didático, incluindo livros didáticos e nas práticas educativas em geral no ambiente escolar.
CONTEÚDOS:
1. As Relações sociais de gênero;
- Breve Histórico da luta das mulheres e a perspectiva da igualdade de gênero;
- O conceito de relações sociais de gênero;
- As dimensões de gênero na sociedade e na educação.
2. Gênero e educação escolar, práticas e currículo.
- Gênero como uma discussão possível e necessária na perspectiva de uma Educação Inclusiva (a discussão de conceitos e relações entre eles);
- Identificando situações de discriminação e reprodução de estereótipos de gênero nas práticas escolares ou “o que não fazer na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”;
- Currículo e gênero: que história é essa?;
- Sociedade Contemporânea, Gênero e Educação: a escola como possibilidade de construção de ações transformadoras na busca por uma sociedade não sexista e não discriminatória.
3. Gênero, recursos pedagógicos e trajetória escolar – O sexismo no livro didático.
- Gênero nas brincadeiras e brinquedos: potencial de novas abordagens; leitura crítica de mídia: cinema, teatro e redessociais. Experiências na escola e boas práticas;
- Gênero e trajetória escolar de meninas e meninos.
4. Sexualidade e diversidades sexual.
- Definições acerca do que é sexualidade;
- Orientação sexualidade;
- Sexualidade, preconceitos e discriminações.
METODOLOGIA:
Exposição dialogada, trabalhos em grupo com leitura de textos e roteiro de questões e apresentação de experiências em escolas da rede.
PÚBLICO ALVO:
Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino  Fundamental II e Médio.
VAGAS:
50 vagas. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.
LOCAL:
Secretaria Municipal de Educação – CONAE – Diretoria de Orientação Técnica – Auditório – Rua Doutor Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino – São Paulo - SP
DATAS:
10/05/2014, 17/05/2014, 24/05/2014, 31/05/2014
HORÁRIO:
09h00 às 13h00
REGÊNCIA:
Maria Lucia da Silveira RF: 309.073-6
Adriana Aparecida de Souza RF: 746.342-1
Edna de Oliveira Telles RF: 676.710-9
Anna Paula Vencato RF: 811.221-5
CARGA HORÁRIA:
O curso contará com carga horária de 16 horas, divididas 04 encontros semanais com duração de 4 horas cada.
INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão se inscrever, de 28/04/2014 a 07/05/2014, através de formulário on-line que deve ser acessado através do endereço eletrônico a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Q0CL1gwYpil88Io3pmIhpAh5CIXiQjcE42Uz5EruBoA/viewform
A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 diasúteis.
CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (oitenta e cinco por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO:
Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.
ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
BIBLIOGRAFIA:
Gênero e Educação. Educar para a Igualdade. Caderno do educador e da educadora. PMSP: Coordenadoria da Mulher/S.M.E., 2003. disponibilizado em pdf ou na Biblioteca da escola.
VIANNA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 4ª edição, p. 93-106 AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: Relações de gênero na escola. São Paulo, Contexto, 2006. TELLES, Edna de Oliveira. Gênero e tempos escolares: interações entre as crianças e os/as adultos/as da escola.In: O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre os usos dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, FEUSP, 2005, p. 104 – 139. ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide e SILVA, Paulo Vinícius. Combate ao Sexismo em livros didáticos. Construção da agenda e sua crítica. Cadernos de Pesquisa. V.39, nº 137, maio/agosto de 2009. P. 489-519.TELLES, Edna de Oliveira. Significados de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis: uma proposta de intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Educar para a Igualdade: Gênero e Diversidade na Educação.DOT/S.M.E./ SMPM, novembro de 2014. Apostila disponibilizada em pdf. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 57-87.

Publico no DOC de  16/04/2014 pagina 37

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