O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o coordenadorda Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnicoracial, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Relações de Gênero e Educação”.
JUSTIFICATIVA:
A educação para a igualdade ou educação não sexista
é uma dimensão em incorporação nas novas abordagens de ensino aprendizagem,
encarada como necessária à qualidade da educação e ao exercício pleno da
cidadania. A cidade de São Paulo tem uma das principais redes de ensino público
da América Latina e não pode passar ao largo das iniciativas educacionais de
introdução da consciência de gênero nocontexto escolar. A formação de
professoras(es) abre perspectivas para a proposição de estratégias para conter
eeliminar o sexismo no sistema educacional, seja modificando a linguagem, o
currículo, os livros didáticos, desenvolvendo novos recursos pedagógicos e
novas práticas educativas. A formação inicial contribuirá para impulsionar a
compreensão das relações entre masculino e feminino em diversos aspectos: na
disponibilidade ou não de recursos pedagógicos com o recorte de gênero, se o
desenvolvimento curricular contempla ou permite observar as transformações e
permanências nas relações de gênero no cotidiano escolar, se a formação
continuada de professoras(es) estimula as práticas educativas com consciência
de gênero. Enfim, procurar-se-á estimular uma educação sensível ao gênero e
esclarecer, sobretudo, que não se trata principalmente de uma introdução
adicional de conteúdos e ações aos tradicionalmente tratados, mas deuma
abordagem transversal aos elementos fundamentais do processo educacional no
contexto escolar.
OBJETIVOS:
- Prover conhecimento sobre as relações de gênero e
suas implicações na atividade educativa, especialmente no espaço escolar;
- Compreender a escola como uma das agências
fundamentais de conformação das identidades masculina e feminina, portanto,
espaço de construção sociocultural da identidade degênero;
- Propiciar às professoras (es) verem-se como
sujeitos de formação de práticas educativas numa perspectiva não sexista, como
atividade consciente para a melhoria da qualidade da educação e da cidadania;
- Contribuir para superar as desigualdades e
hierarquias de gênero no cotidiano escolar;
- Identificar as implicações pedagógicas do
reconhecimento das desigualdades de gênero na linguagem, no desenvolvimento do
currículo, no material didático, incluindo livros didáticos e nas práticas
educativas em geral no ambiente escolar.
CONTEÚDOS:
1. As Relações sociais de gênero;
- Breve Histórico da luta das mulheres e a
perspectiva da igualdade de gênero;
- O conceito de relações sociais de gênero;
- As dimensões de gênero na sociedade e na
educação.
2. Gênero e educação escolar, práticas e currículo.
- Gênero como uma discussão possível e necessária
na perspectiva de uma Educação Inclusiva (a discussão de conceitos e relações
entre eles);
- Identificando situações de discriminação e
reprodução de estereótipos de gênero nas práticas escolares ou “o que não fazer
na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”;
- Currículo e gênero: que história é essa?;
- Sociedade Contemporânea, Gênero e Educação: a
escola como possibilidade de construção de ações transformadoras na busca por
uma sociedade não sexista e não discriminatória.
3. Gênero, recursos pedagógicos e trajetória
escolar – O sexismo no livro didático.
- Gênero nas brincadeiras e brinquedos: potencial
de novas abordagens; leitura crítica de mídia: cinema, teatro e redessociais.
Experiências na escola e boas práticas;
- Gênero e trajetória escolar de meninas e meninos.
4. Sexualidade e diversidades sexual.
- Definições acerca do que é sexualidade;
- Orientação sexualidade;
- Sexualidade, preconceitos e discriminações.
METODOLOGIA:
Exposição dialogada, trabalhos em grupo com leitura
de textos e roteiro de questões e apresentação de experiências em escolas da
rede.
PÚBLICO
ALVO:
Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente
de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico,
Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de
Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental
II e Médio.
VAGAS:
50 vagas. A realização do curso está condicionada a
um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de
chegada das inscrições.
LOCAL:
Secretaria Municipal de Educação – CONAE –
Diretoria de Orientação Técnica – Auditório – Rua Doutor Diogo de Faria, 1247 –
Vila Clementino – São Paulo - SP
DATAS:
10/05/2014, 17/05/2014, 24/05/2014, 31/05/2014
HORÁRIO:
09h00 às 13h00
REGÊNCIA:
Maria Lucia da Silveira RF: 309.073-6
Adriana Aparecida de Souza RF: 746.342-1
Edna de Oliveira Telles RF: 676.710-9
Anna Paula Vencato RF: 811.221-5
CARGA
HORÁRIA:
O curso contará com carga horária de 16 horas,
divididas 04 encontros semanais com duração de 4 horas cada.
INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão se inscrever, de 28/04/2014 a 07/05/2014,
através de formulário on-line que deve ser acessado através do endereço eletrônico
a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Q0CL1gwYpil88Io3pmIhpAh5CIXiQjcE42Uz5EruBoA/viewform
A confirmação da inscrição será por e-mail em até
02 diasúteis.
CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que
obtiverem frequência mínima 75% (oitenta e cinco por cento) e produzirem
reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO:
Os encontros ocorrerão fora do horário normal de
trabalho.
ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de
Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
BIBLIOGRAFIA:
Gênero e Educação. Educar para a Igualdade. Caderno
do educador e da educadora. PMSP: Coordenadoria da Mulher/S.M.E., 2003.
disponibilizado em pdf ou na Biblioteca da escola.
VIANNA, Claudia & RIDENTI, Sandra. Relações de
gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In. Diferenças e preconceito na
escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 4ª
edição, p. 93-106 AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: Relações de gênero
na escola. São Paulo, Contexto, 2006. TELLES, Edna de Oliveira. Gênero e tempos
escolares: interações entre as crianças e os/as adultos/as da escola.In: O
verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre os usos dos
tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado,
FEUSP, 2005, p. 104 – 139. ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide e SILVA, Paulo
Vinícius. Combate ao Sexismo em livros didáticos. Construção da agenda e sua
crítica. Cadernos de Pesquisa. V.39, nº 137, maio/agosto de 2009. P.
489-519.TELLES, Edna de Oliveira. Significados de gênero nos brinquedos e
brincadeiras infantis: uma proposta de intervenção nas séries iniciais do
ensino fundamental. In: Seminário Educar para a Igualdade: Gênero e Diversidade
na Educação.DOT/S.M.E./ SMPM, novembro de 2014. Apostila disponibilizada em
pdf. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva
pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 57-87.
Publico no DOC
de 16/04/2014 pagina 37
Nenhum comentário:
Postar um comentário